Logo Nexpon Horizontal Preto

Principais indicadores para o acompanhamento de Startups

Jessica Brites • mai. 10, 2023

Entender os conceitos de CAC (Custo de Aquisição de Clientes), LTV (Valor de Vida do Cliente), CHURN (Taxa de Cancelamento) e MRR (Taxa de Crescimento Mês a Mês) são fundamentais para medir o sucesso de uma empresa, bora ver o que é cada um deles ?



  • O CAC é usado para determinar o custo de marketing e vendas para adquirir um novo cliente. Esse número é importante porque indica quanto dinheiro a empresa gasta para ter novos clientes. Assim, a empresa pode melhorar o orçamento de marketing e vendas, além de implementar novas estratégias para reduzir esse custo.


  • O LTV é a quantidade média de receita que uma empresa gera de um cliente durante o tempo em que ele é um cliente. É usado para medir o valor de um cliente para a empresa e, também, para entender qual o investimento que a empresa deve fazer para conseguir manter e fidelizar aqueles clientes.


  • A CHURN é a taxa de quantos clientes saem da empresa e reflete diretamente na qualidade dos produtos ou serviços da empresa e na satisfação dos clientes. É importante saber a taxa de cancelamento, pois a empresa pode desenvolver estratégias para melhorar o seu serviço e reter os clientes.


  • A MRR é a taxa de crescimento mensal da receita da empresa. É usado para medir a saúde financeira da empresa e para entender se a mesma está crescendo ou não.


  • Por último, o lucro é o que sobra após pagar todos os custos, despesas, impostos e investimentos, é usado para medir a eficiência da empresa e é importante entender que, quanto maior for o lucro, maior a eficiência da empresa.



    Em suma, os indicadores CAC, LTV, CHURN, MRR e Lucro são fundamentais para entender o sucesso de uma empresa, com essas informações

em mãos, a empresa pode desenvolver estratégias para melhorar seus indicadores e, assim, aumentar a sua performance, cabe a cada fundo de investimentos ou startup definir a periodicidade de acompanhamento de cada um desses indicadores.


Aqui na NEXPON, fundo de investimentos Media for Equity, a maioria deles acompanhamos mensalmente.

E por aí? de quanto em quanto tempo são analisados os indicadores?


Compartilhe esse conteúdo

Por Victoria Prado 03 set., 2024
Atualmente, a Delivery Much (DM) é reconhecida como um dos maiores aplicativos de delivery de comida do Brasil, mas poucos se imaginam que sua história começou em um apartamento de universitários, em 2011. A ideia inicial de reunir os cardápios de diversos restaurantes de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, era um negócio inovador para a época, o que se transformou em uma empresa que hoje fomenta o empreendedorismo e marca presença em 14 estados do país. A relação dos cofundadores da Delivery, Pedro Judacheski e Fernando Giaretta, surgiu de uma forma inesperada. Embora ambos fossem estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), só se conheceram quando Pedro divulgava uma vaga de um quarto do seu apartamento, na comunidade online Orkut, onde criaram uma forte amizade e, posteriormente, se tornaram parceiros. A plataforma dos dois universitários, pensada para atender apenas a região de Santa Maria, cresceu rapidamente e chamava cada vez mais a atenção de novos usuários. Com o tempo, clientes de outras cidades também se atraíram, não apenas pelos serviços oferecidos, mas pela ideia de levar o modelo de negócio da Delivery Much para suas regiões. Foi então que, em 2015, a DM lançou seu aplicativo , marcando um ponto de virada na história da empresa. Nesse momento, a expansão já era uma necessidade, mas a equipe precisava estudar o mercado.
Por Negócios SC 22 jul., 2024
O estado de Santa Catarina se destaca como um dos principais polos de empreendedorismo no Brasil, especialmente no setor de tecnologia. Com um ambiente inovador e dinâmico, o estado lidera rankings nacionais de empreendedorismo , tornando-se uma referência para startups que buscam crescer e se destacar no mercado. No entanto, construir uma marca forte para startups e empresas nascentes é um desafio significativo, especialmente quando os recursos são limitados e o reconhecimento da marca ainda está em desenvolvimento.
Por Victoria Prado 22 mai., 2024
Como funcionam as M&A
Por Victoria Prado 20 mai., 2024
A televisão realmente é um meio ultrapassado?
Por Ramon Cardeal Silva 12 dez., 2023
O que é o Churn e quais os principais motivos que levam ao cancelamento:
Por Ramon Cardeal Silva 04 dez., 2023
UX com um Toque de Inovação: Média for Equity
Por Ramon Cardeal Silva 30 nov., 2023
Valuation para Startups: os principais métodos para calcular e atrair Investidores de Risco
Por Jessica Brites 03 out., 2023
Se você empreende e está navegando nos mares desafiadores do ecossistema de startups, certamente, já pensou “Como conseguir investimento?”.
Por Lia Capella 25 set., 2023
Tirar uma ideia inovadora do papel não é fácil. Começar um negócio do zero requer investimentos, recursos e contatos, e a Nexpon, braço de investimento da NSC Comunicação (afiliada da Globo em Santa Catarina), quer te ajudar nessa jornada. O mercado está evoluindo e você, empreendedor, pode trabalhar com um parceiro de investimento de Venture Building para não enfrentar sozinho esse “mar de incertezas” que pode ser a jornada empreendedora.
Por Jessica Brites 28 jul., 2023
Está pronto(a) para essa sessão de filmes que vai marcar seu pensamento empreendedor? Vamos lá!
Mais Posts
Share by: