Logo Nexpon Horizontal Preto

O papel da televisão no cenário de mídia atual

Victoria Prado • mai. 20, 2024
Nos dias de hoje, com o avanço das tecnologias digitais e o surgimento de plataformas de streaming, é fácil se perguntar: a televisão é coisa do passado?


Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - Tecnologia da Informação e Comunicação 2022 (Pnad TIC), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 95% das residências do país estão equipadas com pelo menos um aparelho de TV. Ainda segundo a pesquisa, enquanto 43,4% desses domicílios com televisão utilizam serviços pagos de streaming de vídeo, a TV aberta conquista a preferência de 73,7% dos brasileiros, retratando o cenário de mídia atual. 


Além das estatísticas, a TV também está constantemente revelando seu poder em diferentes áreas.  Para as empresas, ela representa um meio estratégico e inigualável de publicidade, pois a presença de uma marca nos intervalos comerciais permite alcançar milhões de espectadores de forma simultânea. 



A conexão com o público e o papel da televisão
 

A televisão também desempenha um papel importante para a sociedade ao atuar como uma janela para os acontecimentos do resto do mundo. Programas de notícias, documentários, talk shows e, inclusive, novelas são capazes de ajudar a formar opiniões e disseminar informações críticas sobre diversos assuntos. 


No Brasil, isso se aplica tanto em contextos de crise, desastres naturais ou tempos de pandemia, quando a população se mantém informada por meio das fontes confiáveis dos telejornais, como em programas de entretenimento que refletem e moldam a cultura da sociedade. Em ambas as situações, a televisão discute questões sociais importantes, transmitidas diariamente para milhares de telespectadores. 


Ao retratar diversas realidades e conteúdos, a TV permite que diferentes segmentos da população se identifiquem e se vejam representados nas telas, estruturando uma conexão emocional com a mídia televisiva. Da mesma forma, a publicidade integrada à programação reforça essa ligação, alinhando os interesses do público com as marcas e influenciando seus hábitos de consumo. 


LEIA MAIS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA MIDIA TRADICIONAL EM TEMPOS DE REDES SOCIAIS



Os desafios da evolução 


Essa relevância é visível desde a popularização dos aparelhos no país, na década de 1970, e é inegável que ao longo dos anos a TV tem passado por uma evolução tecnológica significativa. A transição do analógico para o digital, a chegada das plataformas de streaming, a introdução de Smart TVs que permitem navegar na internet no mesmo aparelho e uma incessante busca por uma melhor experiencia para o usuário são alguns dos marcos dessa evolução tecnológica 


No entanto, apesar do futuro da televisão parecer promissor e apresentar oportunidades, essas mudanças também trazem alguns desafios. 


A necessidade de atualizações frequentes devido à concorrência com serviços de streaming é uma das principais questões discutidas sobre o tema, pois exige uma inovação constante das emissoras para se adaptar aos novos hábitos de consumo, especialmente junto aos Millenials e o público mais jovem.  


Um bom exemplo do streaming se tornando uma proposta de consumo é a criação da Globoplay, em 2015. A plataforma digital de vídeos da maior rede de televisão do país, a Globo, oferece o sinal ao vivo da emissora, além de séries, filmes, documentários, novelas e programas, disponíveis a qualquer momento através de uma assinatura online. É possível acessar tanto em notebooks e celulares, quanto em Smart TVs, e só em 2020 já contavam com mais de 20 milhões de usuários. 


Além do streaming, também se torna indispensável considerar alguma maneira de integrar experiências multitelas, na qual o espectador consiga utilizar diversos dispositivos ao mesmo tempo sem interromper a atividade. 

Contudo, apesar das inovações no panorama da mídia, na Nexpon sabemos que o papel da televisão continuando sendo fundamental na vida dos brasileiros. Só no estado de Santa Catarina, a principal rede de televisão, a NSC TV, alcança cerca de 3,5 milhões de telespectadores por dia. 


No período matutino, a cada 100 televisores ligados na TV aberta, 82 transmitem a NSC TV 

Com certeza, a TV é coisa do presente. E nossa equipe está preparada para ajudar as empresas a aproveitarem todo o potencial desse meio poderoso.

 Entre em contato conosco e traga alcance, reconhecimento, credibilidade e visibilidade para sua marca. 


Victoria Prado


Compartilhe esse conteúdo

Por Victoria Prado 03 set., 2024
Atualmente, a Delivery Much (DM) é reconhecida como um dos maiores aplicativos de delivery de comida do Brasil, mas poucos se imaginam que sua história começou em um apartamento de universitários, em 2011. A ideia inicial de reunir os cardápios de diversos restaurantes de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, era um negócio inovador para a época, o que se transformou em uma empresa que hoje fomenta o empreendedorismo e marca presença em 14 estados do país. A relação dos cofundadores da Delivery, Pedro Judacheski e Fernando Giaretta, surgiu de uma forma inesperada. Embora ambos fossem estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), só se conheceram quando Pedro divulgava uma vaga de um quarto do seu apartamento, na comunidade online Orkut, onde criaram uma forte amizade e, posteriormente, se tornaram parceiros. A plataforma dos dois universitários, pensada para atender apenas a região de Santa Maria, cresceu rapidamente e chamava cada vez mais a atenção de novos usuários. Com o tempo, clientes de outras cidades também se atraíram, não apenas pelos serviços oferecidos, mas pela ideia de levar o modelo de negócio da Delivery Much para suas regiões. Foi então que, em 2015, a DM lançou seu aplicativo , marcando um ponto de virada na história da empresa. Nesse momento, a expansão já era uma necessidade, mas a equipe precisava estudar o mercado.
Por Negócios SC 22 jul., 2024
O estado de Santa Catarina se destaca como um dos principais polos de empreendedorismo no Brasil, especialmente no setor de tecnologia. Com um ambiente inovador e dinâmico, o estado lidera rankings nacionais de empreendedorismo , tornando-se uma referência para startups que buscam crescer e se destacar no mercado. No entanto, construir uma marca forte para startups e empresas nascentes é um desafio significativo, especialmente quando os recursos são limitados e o reconhecimento da marca ainda está em desenvolvimento.
Por Victoria Prado 22 mai., 2024
Como funcionam as M&A
Por Ramon Cardeal Silva 12 dez., 2023
O que é o Churn e quais os principais motivos que levam ao cancelamento:
Por Ramon Cardeal Silva 04 dez., 2023
UX com um Toque de Inovação: Média for Equity
Por Ramon Cardeal Silva 30 nov., 2023
Valuation para Startups: os principais métodos para calcular e atrair Investidores de Risco
Por Jessica Brites 03 out., 2023
Se você empreende e está navegando nos mares desafiadores do ecossistema de startups, certamente, já pensou “Como conseguir investimento?”.
Por Lia Capella 25 set., 2023
Tirar uma ideia inovadora do papel não é fácil. Começar um negócio do zero requer investimentos, recursos e contatos, e a Nexpon, braço de investimento da NSC Comunicação (afiliada da Globo em Santa Catarina), quer te ajudar nessa jornada. O mercado está evoluindo e você, empreendedor, pode trabalhar com um parceiro de investimento de Venture Building para não enfrentar sozinho esse “mar de incertezas” que pode ser a jornada empreendedora.
Por Jessica Brites 28 jul., 2023
Está pronto(a) para essa sessão de filmes que vai marcar seu pensamento empreendedor? Vamos lá!
Por Elias Felipe 29 jun., 2023
A crescente popularidade das redes sociais e da mídia digital tem gerado questionamentos sobre a relevância da mídia tradicional nos dias de hoje. No entanto, a mídia tradicional ainda desempenha um papel crucial na disseminação de informações e na construção de credibilidade. Seja de forma impressa ou digital, a mídia tem centralizado a divulgação de informações, criando tendências, moldando formatos, trazendo heróis ou vilões à população. As grandes empresas de mídias se comprometem a apresentar informações verdadeiras e relevantes, o que faz com que a informação que é repassada por um grande meio de comunicação seja mais relevante do que uma conversa entre colegas, mesmo que as duas fontes estejam veiculando o mesmo fato. Embora as redes sociais tenham mudado a maneira como as pessoas consomem informações, grandes acontecimentos ainda são confirmados via veículos “tradicionais” de comunicação. Mesmo que a morte de um cantor possa chegar primeiro através de um tweet, corremos para buscar a confirmação em um portal de notícias ou ligando a TV na espera do plantão, pois confiamos na credibilidade desses veículos. A mídia tradicional não se limita apenas à disseminação de informações. As empresas podem aparecer na tela ou ser distribuídas em ondas sonoras por meio de espaços publicitários, desde que estejam dispostas a desembolsar um bom valor monetário por aquele espaço de tempo. No entanto, inserir sua marca organicamente dentro de um portal, jornal, revista, programa de televisão ou de rádio por meio do interesse público do jornalismo é altamente benéfico para a imagem da empresa, uma vez que demonstra a relevância e importância da marca para a sociedade. A mídia espontânea, por exemplo, está relacionada ao interesse dos meios de comunicação sobre uma determinada pauta. Ter sua empresa exposta, por exemplo, em uma pauta editorial relacionada ao produto em que esta empresa está envolvida é uma maneira de aproximar o público da marca. De forma orgânica, a empresa é apresentada como uma parte da pauta, e não como um anúncio indesejado no meio de um filme ou programa que estamos assistindo. Media for equity : uma oportunidade para as empresas Uma das formas de conseguir mídia orgânica é por meio dos aportes de media for equity, uma estratégia de investimento em recursos não financeiros de marketing em que as empresas trocam uma pequena parcela do seu percentual acionário por um “canhão de mídia”. Essa estratégia pode ser bastante benéfica para as empresas que em fase de escala e não possuem grandes volumes financeiros investir em marketing. Ao investir em media for equity , a empresa consegue aumentar sua visibilidade, sem precisar desembolsar grandes quantias em dinheiro. Além disso, a empresa tem a oportunidade de se associar a um veículo de comunicação de credibilidade, o que pode reforçar sua imagem junto ao público-alvo. Elias Felipe é estagiário sob a supervisão de Fernando Lengler.
Mais Posts
Share by: