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Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - Tecnologia da Informação e Comunicação 2022 (Pnad TIC), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 95% das residências do país estão equipadas com pelo menos um aparelho de TV. Ainda segundo a pesquisa, enquanto 43,4% desses domicílios com televisão utilizam serviços pagos de streaming de vídeo, a TV aberta conquista a preferência de 73,7% dos brasileiros, retratando o cenário de mídia atual.
Além das estatísticas, a TV também está constantemente revelando seu poder em diferentes áreas. Para as empresas, ela representa um meio estratégico e inigualável de publicidade, pois a presença de uma marca nos intervalos comerciais permite alcançar milhões de espectadores de forma simultânea.
A televisão também desempenha um papel importante para a sociedade ao atuar como uma janela para os acontecimentos do resto do mundo. Programas de notícias, documentários, talk shows e, inclusive, novelas são capazes de ajudar a formar opiniões e disseminar informações críticas sobre diversos assuntos.
No Brasil, isso se aplica tanto em contextos de crise, desastres naturais ou tempos de pandemia, quando a população se mantém informada por meio das fontes confiáveis dos telejornais, como em programas de entretenimento que refletem e moldam a cultura da sociedade. Em ambas as situações, a televisão discute questões sociais importantes, transmitidas diariamente para milhares de telespectadores.
Ao retratar diversas realidades e conteúdos, a TV permite que diferentes segmentos da população se identifiquem e se vejam representados nas telas, estruturando uma conexão emocional com a mídia televisiva. Da mesma forma, a publicidade integrada à programação reforça essa ligação, alinhando os interesses do público com as marcas e influenciando seus hábitos de consumo.
Essa relevância é visível desde a popularização dos aparelhos no país, na década de 1970, e é inegável que ao longo dos anos a TV tem passado por uma evolução tecnológica significativa. A transição do analógico para o digital, a chegada das plataformas de streaming, a introdução de Smart TVs que permitem navegar na internet no mesmo aparelho e uma incessante busca por uma melhor experiencia para o usuário são alguns dos marcos dessa evolução tecnológica
No entanto, apesar do futuro da televisão parecer promissor e apresentar oportunidades, essas mudanças também trazem alguns desafios.
A necessidade de atualizações frequentes devido à concorrência com serviços de streaming é uma das principais questões discutidas sobre o tema, pois exige uma inovação constante das emissoras para se adaptar aos novos hábitos de consumo, especialmente junto aos Millenials e o público mais jovem.
Um bom exemplo do streaming se tornando uma proposta de consumo é a criação da Globoplay, em 2015. A plataforma digital de vídeos da maior rede de televisão do país, a Globo, oferece o sinal ao vivo da emissora, além de séries, filmes, documentários, novelas e programas, disponíveis a qualquer momento através de uma assinatura online. É possível acessar tanto em notebooks e celulares, quanto em Smart TVs, e só em 2020 já contavam com mais de 20 milhões de usuários.
Além do streaming, também se torna indispensável considerar alguma maneira de integrar experiências multitelas, na qual o espectador consiga utilizar diversos dispositivos ao mesmo tempo sem interromper a atividade.
Contudo, apesar das inovações no panorama da mídia, na Nexpon sabemos que o papel da televisão continuando sendo fundamental na vida dos brasileiros. Só no estado de Santa Catarina, a principal rede de televisão, a NSC TV, alcança cerca de 3,5 milhões de telespectadores por dia.
Com certeza, a TV é coisa do presente. E nossa equipe está preparada para ajudar as empresas a aproveitarem todo o potencial desse meio poderoso.
Entre em contato conosco e traga alcance, reconhecimento, credibilidade e visibilidade para sua marca.
Victoria Prado