Logo Nexpon Horizontal Preto

Estratégias de M&A e seu impacto no mercado

Victoria Prado • mai. 22, 2024

Como funcionam as M&A

A inovação, a competitividade e a busca por eficiência são as principais forças que atualmente impulsam o cenário empresarial, o qual está em constante movimento. Dentro desse contexto, as transações de M&A (Mergers & Acquisitions), ou Fusões e Aquisições, se posicionam como estrategias poderosas, capazes de delinear o futuro das empresas e negócios em que atuam.


É importante destacar que esse tipo de transações vão além de apenas unir duas empresas ou adquirir algum novo empreendimento. Consistem em traçar uma jornada estratégica focada tanto no crescimento do negócio e o aumento de competitividade, quanto na busca por reposicionar marcas no mercado.


Através das M&A, empresas especializadas em consultoria oferecem assessoria finaceira totalmente personalizada, guiando desde o planejamento e toda a fase inicial até a conclusão do acordo. Hoje é evidente como as  Fusões e Aquisições estão conquistando  cada vez mais o segmento empresarial dentro e fora do Brasil.

Principais conceitos em operações M&A


É importante conhecer os principais conceitos e tipo de transações do universo de M&A para compreender melhor como funcionam:


  • Horizontais: geralmente utilizado por empresas do mesmo setor que oferecerem produtos similares. O principal objetivo das operações horizontais é consolidar a posição das partes envolvidas no mercado para fortalecer sua presença. Unindo forças, as empresas procuram aumentar sua participação mas também conquistar uma vantagem entre seus concorrentes. Ao combinar recursos, talento e também expertise, podem ser alcançados ganhos significativos, além de eficiência operacional, inovação e oferta de serviços

.

  • Verticais: trata-se de um processo essencial para empresas que trabalham em diferentes estágios da mesma rede de produção, que buscam ampliar oportunidade e otimizar seus processos. As transações verticais estão divididas em
  1. Integração forward: para envolver empresas relacionadas diretamente com a venda final de um produto para o cliente.
  2. Integração backward: para tratar com empresas da base de produção, fornecimento dos produtos ou serviços.


  • Complementares: acontece quando empresas de serviços ou produtos complementares se unem, criando sinergias que expandem seu alcance no mercado. Por exemplo: uma fabrica de eletrodomestico que adquire uma empresa de manutençao especializada nesse tipo de equipamentos. Além de agregar valor, as operações complementares fazem com que os negócios diversifiquem seus produtos e atinjam novos públicos.


  • De extensão: processo onde uma empresa se funde ou adquire outra de segmento similar, mas de público diferente. A estratégia permite que as empresas alcancem novos mercado e ampliem seus portfólios, impulsionando a inovação e o crescimento.                                                                                    Um bom exemplo para esse tipo de transação é quando uma companhia de produtos lácteos adquire uma empresa que produz sucos naturais, pois apesar de serem mercadorias diferentes, ambas empresas são do setor de alimentos.


Cenário nacional: as oportunidades que o Brasil oferece


O país se destaca por ser um mercado atrativo para M&A por sua diversidade de recursos naturais e setores empresariais. Segundo o Portal de Fusões e Aquisições, o Brasil movimentou R$ 440,4 bilhões em 2022, registrando 1.752 transações. Já no ano passado, o mercado teve uma queda de 14,4%, sendo totalizadas 1.499 operações, de acordo com o portal.


Apesar das dificuldades, o mercado de Fusões e Aquisições se mostrou dinâmico e promissor nos últimos anos, promovendo uma variedade de operações que buscam aumentar o desenvolvimento econômico e a inovação na região.


Alguns deals emblemáticos que se destacaram a nível nacional são:

  • A aquisição da Netshoes pelo Grupo SBF, impulsionando o crescimento do e-commerce da Magazine Luiza.
  • A fusão entre Itaú e Unibanco, consolidando o Itaú como um dos maiores bancos privados do mundo.
  • A criação da AmBev, resultado da fusão entre Brahma e Antártica, que se tornou uma das maiores cervejarias do mundo.


Em Santa Catarina


O estado suge como destaque no cenário de M&A, apresentando um crescimento significativo nas transações e uma forte presença no mercado. Segundo o estudo realizado pela KPMG , no último ano SC figou ao lado de grandes referência econômicas, como são os estados de São Paulo e Minas Gerais.


Por outro lado, SC também conta com uma grande variedade de empresas e fundos que se especializam em M&A, contribuindo assim com o desenvolvimento econômico e a consolidação do mercado regional. Alguns deles são:


  • Apex Partners: com sede em São Paulo, a Apex Partners é especializada em assessoria financeira e investimentos, com foco M&A. A empresa guia seus clientes em todas as etapas do processo, desde a identificação de oportunidades até a conclusão dos acordos. Destacam-se suas operações de aquisição da Passer, uma consultoria de investimentos em Florianópolis, e a fusão com a Forever Capital, plataforma de soluções financeiras em Joinville.


 

  • Bateleur: líder em fusões e aquisições e consultoria financeira, a Bateleur, com sede em Florianópolis (SC) e origem em Porto Alegre (RS), estrutura projetos com base na análise dos mercados dos clientes. Desenvolve soluções personalizadas para cada parceiro, visando impulsionar o crescimento e a geração de valor para as empresas.


 

  • Questum: sediada em Florianópolis, a Questum é especializada em apoiar empreendedores na negociação de suas empresas no mercado,  em fusões e aquisições. Destaca-se por investir em startups B2B focadas em tecnologia e serviços, abrangendo setores como software, blockchain e outros segmentos econômicos.


 

  • Vinci Partner: fundada no Rio de Janeiro, a Vinci Partners é líder em investimentos alternativos no Brasil, com foco em gestão de recursos, patrimônio e assessoria financeira. Atualmente, detém 70% da Cecrisa, uma das maiores empresas de revestimento cerâmico no Brasil, localizada em Criciúma (SC).


 

  • STARK: fundada em 2019 como uma startup, a Stark Bank é reconhecida como a primeira M&ATech do país, atuando como banco digital focado em médios e grandes negócios. Além de oferecer soluções de crédito, a empresa financia grandes companhias e empresas de médio porte. Opera atualmente em São Paulo e Florianópolis.


Por fim, percebemos que as transações de M&A exercem um papel fundamental no sucesso empresarial e corporativo ao serem ótimas estratégias de crescimento no mercado de negócios, tanto no Brasil quanto em Santa Catarina. Ao entender a dinâmica desse universos, se torna mais fácil alcançar uma posição sólida e capitalizar as oportunidades oferecidades nas negociações.


Victoria Prado

Compartilhe esse conteúdo

Por Victoria Prado 03 set., 2024
Atualmente, a Delivery Much (DM) é reconhecida como um dos maiores aplicativos de delivery de comida do Brasil, mas poucos se imaginam que sua história começou em um apartamento de universitários, em 2011. A ideia inicial de reunir os cardápios de diversos restaurantes de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, era um negócio inovador para a época, o que se transformou em uma empresa que hoje fomenta o empreendedorismo e marca presença em 14 estados do país. A relação dos cofundadores da Delivery, Pedro Judacheski e Fernando Giaretta, surgiu de uma forma inesperada. Embora ambos fossem estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), só se conheceram quando Pedro divulgava uma vaga de um quarto do seu apartamento, na comunidade online Orkut, onde criaram uma forte amizade e, posteriormente, se tornaram parceiros. A plataforma dos dois universitários, pensada para atender apenas a região de Santa Maria, cresceu rapidamente e chamava cada vez mais a atenção de novos usuários. Com o tempo, clientes de outras cidades também se atraíram, não apenas pelos serviços oferecidos, mas pela ideia de levar o modelo de negócio da Delivery Much para suas regiões. Foi então que, em 2015, a DM lançou seu aplicativo , marcando um ponto de virada na história da empresa. Nesse momento, a expansão já era uma necessidade, mas a equipe precisava estudar o mercado.
Por Negócios SC 22 jul., 2024
O estado de Santa Catarina se destaca como um dos principais polos de empreendedorismo no Brasil, especialmente no setor de tecnologia. Com um ambiente inovador e dinâmico, o estado lidera rankings nacionais de empreendedorismo , tornando-se uma referência para startups que buscam crescer e se destacar no mercado. No entanto, construir uma marca forte para startups e empresas nascentes é um desafio significativo, especialmente quando os recursos são limitados e o reconhecimento da marca ainda está em desenvolvimento.
Por Victoria Prado 22 mai., 2024
Como funcionam as M&A
Por Victoria Prado 20 mai., 2024
A televisão realmente é um meio ultrapassado?
Por Ramon Cardeal Silva 12 dez., 2023
O que é o Churn e quais os principais motivos que levam ao cancelamento:
Por Ramon Cardeal Silva 04 dez., 2023
UX com um Toque de Inovação: Média for Equity
Por Ramon Cardeal Silva 30 nov., 2023
Valuation para Startups: os principais métodos para calcular e atrair Investidores de Risco
Por Jessica Brites 03 out., 2023
Se você empreende e está navegando nos mares desafiadores do ecossistema de startups, certamente, já pensou “Como conseguir investimento?”.
Por Lia Capella 25 set., 2023
Tirar uma ideia inovadora do papel não é fácil. Começar um negócio do zero requer investimentos, recursos e contatos, e a Nexpon, braço de investimento da NSC Comunicação (afiliada da Globo em Santa Catarina), quer te ajudar nessa jornada. O mercado está evoluindo e você, empreendedor, pode trabalhar com um parceiro de investimento de Venture Building para não enfrentar sozinho esse “mar de incertezas” que pode ser a jornada empreendedora.
Por Jessica Brites 28 jul., 2023
Está pronto(a) para essa sessão de filmes que vai marcar seu pensamento empreendedor? Vamos lá!
Mais Posts
Share by: