Logo Nexpon Horizontal Preto

Grandes empresas adotam a estratégia de Venture Building para impulsionar a inovação aberta

Jessica Brites • 3 de outubro de 2023

Se você empreende e está navegando nos mares desafiadores do ecossistema de startups, certamente, já pensou “Como conseguir investimento?”.

A necessidade ou intenção de contar com algum tipo de apoio, em especial, o financeiro, é uma situação recorrente no processo de consolidação de negócios inovadores. Nesse cenário, o Venture Building figura como uma estratégia alternativa que além de ser uma aliada do empreendedor, também pode trazer inúmeros benefícios para empresas de grande porte, que buscam impulsionar a inovação. 


Mas, você sabe o que é Venture Building? 


Venture Building (VB) é uma estratégia que as organizações adotam para a conexão e/ou criação de startups. Para alcançar esse objetivo, essas empresas fazem uso de seus próprios ativos, incluindo infraestrutura e pessoal. Além de fornecer apoio financeiro, a grande empresa também disponibiliza às suas startups associadas uma ampla gama de smart money, como: Know-how Técnico, Competências de Gestão, Redes de Relacionamento Comercial e Institucional e muito mais. 


Já contamos nesse post sobre 4 benefícios desse modelo e, agora, você poderá conhecer 3 empresas que adotaram essa estratégia. 


Ambev: o Zé Delivery, foi criado dentro da Ambev pela ZX, hub de inovação da companhia focado em criar soluções para os consumidores. O Zé nasceu a partir de um plano da Ambev para se aproximar mais dos clientes. A ideia da companhia é conhecer os consumidores com mais profundidade, por meio dos dados gerados no aplicativo, e assim fazer um marketing mais direcionado. Atingiu seu pico histórico de pedidos na estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2022, chegando à marca de 55 mil pedidos por hora. 


Amazon: a Amazon identificou a necessidade de uma infraestrutura de TI, assim surgiu a Amazon Web Services (AWS), operação de serviços de computação em nuvem, lançada oficialmente em 2006, como um sistema de organização para lidar com as operações de vendas da empresa. Em 2021, já oferecia auxílio a partir de data centers para diversas corporações como empresas privadas, desenvolvedores de software, agências governamentais, etc. A AWS já contribuiu com 13% da receita e 100% dos lucros da Amazon, no quarto trimestre de 2021 e também já investiu mais de US$ 3,8 bilhões (R$ 19,2 bilhões) para construir, conectar, operar e manter seus data centers na região desde sua chegada ao país, em 2011. 


Boticário: o Programa de Aceleração de Startups do Grupo Boticário, o GB Ventures, nasceu para auxiliar as startups a explorar novos mercados a partir da experiência em varejo e beleza. Ao todo, 21 startups já foram aceleradas pelo Grupo Boticário, sendo 13 na primeira edição do GB Ventures e oito na segunda. Algumas delas são: EcoCiclo, Lubs, Tropicalia, etc.

Seguindo uma tendência de inovação aberta e buscando melhorias incrementais no negócio por meio da relação com startups, em 2022, o Boticário adquiriu a Equilibrium, logtech catarinense fundada em 2019, pelos sócios Marcos Arante e Fabio Nunes, dentro do LinkLab, laboratório de inovação aberta com sede na ACATE, em Florianópolis (SC). A startup é uma plataforma que gerencia processo logístico de mercadorias, conectando embarcadores e transportadores. Para o Boticário, a parceria com a startup resultou em uma consistente melhora no nível de serviço aos consumidores e parceiros, principalmente na comunicação com clientes e acompanhamento em tempo real dos pedidos. 


O Venture Building tem se mostrado extremamente eficaz por várias razões, como diversificação de portfólio, acesso à inovação, potencial de retorno financeiro, etc. A modalidade de investimento tem impulsionado novas ideias e projetos, permitindo que as empresas se mantenham na vanguarda da transformação digital. 


As empresas que adotam essa estratégia permanecem competitivas em um ambiente empresarial em constante mudança e aproveitam as oportunidades apresentadas pelo empreendedorismo e pela tecnologia emergente. 


E aí, você já conhecia essa estratégia? Se sim, já pensou em utilizá-la em sua empresa? 





Jéssica Brites é estagiária sob a supervisão de Ramon Cardeal.

Compartilhe esse conteúdo

Por Victoria Prado 11 de outubro de 2024
Saiba como o modelo M4E foi essencial para a trajétoria da Anfitriões de Aluguel
Por Negócios SC 17 de setembro de 2024
O estado de Santa Catarina se destaca como um dos principais polos de empreendedorismo no Brasil, especialmente no setor de tecnologia. Com um ambiente inovador e dinâmico, o estado lidera rankings nacionais de empreendedorismo , tornando-se uma referência para startups que buscam crescer e se destacar no mercado. No entanto, construir uma marca forte para startups e empresas nascentes é um desafio significativo, especialmente quando os recursos são limitados e o reconhecimento da marca ainda está em desenvolvimento.
Por Victoria Prado 3 de setembro de 2024
Atualmente, a Delivery Much (DM) é reconhecida como um dos maiores aplicativos de delivery de comida do Brasil, mas poucos se imaginam que sua história começou em um apartamento de universitários, em 2011. A ideia inicial de reunir os cardápios de diversos restaurantes de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, era um negócio inovador para a época, o que se transformou em uma empresa que hoje fomenta o empreendedorismo e marca presença em 14 estados do país. A relação dos cofundadores da Delivery, Pedro Judacheski e Fernando Giaretta, surgiu de uma forma inesperada. Embora ambos fossem estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), só se conheceram quando Pedro divulgava uma vaga de um quarto do seu apartamento, na comunidade online Orkut, onde criaram uma forte amizade e, posteriormente, se tornaram parceiros. A plataforma dos dois universitários, pensada para atender apenas a região de Santa Maria, cresceu rapidamente e chamava cada vez mais a atenção de novos usuários. Com o tempo, clientes de outras cidades também se atraíram, não apenas pelos serviços oferecidos, mas pela ideia de levar o modelo de negócio da Delivery Much para suas regiões. Foi então que, em 2015, a DM lançou seu aplicativo , marcando um ponto de virada na história da empresa. Nesse momento, a expansão já era uma necessidade, mas a equipe precisava estudar o mercado.
Por Victoria Prado 22 de maio de 2024
Como funcionam as M&A
Por Victoria Prado 20 de maio de 2024
A televisão realmente é um meio ultrapassado?
Por Ramon Cardeal Silva 12 de dezembro de 2023
O que é o Churn e quais os principais motivos que levam ao cancelamento:
Por Ramon Cardeal Silva 4 de dezembro de 2023
UX com um Toque de Inovação: Média for Equity
Por Ramon Cardeal Silva 30 de novembro de 2023
Valuation para Startups: os principais métodos para calcular e atrair Investidores de Risco
Por Lia Capella 25 de setembro de 2023
Tirar uma ideia inovadora do papel não é fácil. Começar um negócio do zero requer investimentos, recursos e contatos, e a Nexpon, braço de investimento da NSC Comunicação (afiliada da Globo em Santa Catarina), quer te ajudar nessa jornada. O mercado está evoluindo e você, empreendedor, pode trabalhar com um parceiro de investimento de Venture Building para não enfrentar sozinho esse “mar de incertezas” que pode ser a jornada empreendedora.
Por Jessica Brites 28 de julho de 2023
Está pronto(a) para essa sessão de filmes que vai marcar seu pensamento empreendedor? Vamos lá!
Mais Posts
Share by: