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A crescente popularidade das redes sociais e da mídia digital tem gerado questionamentos sobre a relevância da mídia tradicional nos dias de hoje.
No entanto, a mídia tradicional ainda desempenha um papel crucial na disseminação de informações e na construção de credibilidade.
Seja de forma impressa ou digital, a mídia tem centralizado a divulgação de informações, criando tendências, moldando formatos, trazendo heróis ou vilões à população. As grandes empresas de mídias se comprometem a apresentar informações verdadeiras e relevantes, o que faz com que a informação que é repassada por um grande meio de comunicação seja mais relevante do que uma conversa entre colegas, mesmo que as duas fontes estejam veiculando o mesmo fato.
Embora as redes sociais tenham mudado a maneira como as pessoas consomem informações, grandes acontecimentos ainda são confirmados via veículos “tradicionais” de comunicação. Mesmo que a morte de um cantor possa chegar primeiro através de um tweet, corremos para buscar a confirmação em um portal de notícias ou ligando a TV na espera do plantão, pois confiamos na credibilidade desses veículos.
A mídia tradicional não se limita apenas à disseminação de informações. As empresas podem aparecer na tela ou ser distribuídas em ondas sonoras por meio de espaços publicitários, desde que estejam dispostas a desembolsar um bom valor monetário por aquele espaço de tempo. No entanto, inserir sua marca organicamente dentro de um portal, jornal, revista, programa de televisão ou de rádio por meio do interesse público do jornalismo é altamente benéfico para a imagem da empresa, uma vez que demonstra a relevância e importância da marca para a sociedade.
A mídia espontânea, por exemplo, está relacionada ao interesse dos meios de comunicação sobre uma determinada pauta. Ter sua empresa exposta, por exemplo, em uma pauta editorial relacionada ao produto em que esta empresa está envolvida é uma maneira de aproximar o público da marca. De forma orgânica, a empresa é apresentada como uma parte da pauta, e não como um anúncio indesejado no meio de um filme ou programa que estamos assistindo.
Media for equity: uma oportunidade para as empresas
Uma das formas de conseguir mídia orgânica é por meio dos aportes de media for equity, uma estratégia de investimento em recursos não financeiros de marketing em que as empresas trocam uma pequena parcela do seu percentual acionário por um “canhão de mídia”. Essa estratégia pode ser bastante benéfica para as empresas que em fase de escala e não possuem grandes volumes financeiros investir em marketing.
Ao investir em media for equity, a empresa consegue aumentar sua visibilidade, sem precisar desembolsar grandes quantias em dinheiro. Além disso, a empresa tem a oportunidade de se associar a um veículo de comunicação de credibilidade, o que pode reforçar sua imagem junto ao público-alvo.
Elias Felipe é estagiário sob a supervisão de Fernando Lengler.