Logo Nexpon Horizontal Preto

A importância da mídia tradicional em tempos de redes sociais

Elias Felipe • 29 de junho de 2023

A crescente popularidade das redes sociais e da mídia digital tem gerado questionamentos sobre a relevância da mídia tradicional nos dias de hoje.

No entanto, a mídia tradicional ainda desempenha um papel crucial na disseminação de informações e na construção de credibilidade.

Seja de forma impressa ou digital, a mídia tem centralizado a divulgação de informações, criando tendências, moldando formatos, trazendo heróis ou vilões à população. As grandes empresas de mídias se comprometem a apresentar informações verdadeiras e relevantes, o que faz com que a informação que é repassada por um grande meio de comunicação seja mais relevante do que uma conversa entre colegas, mesmo que as duas fontes estejam veiculando o mesmo fato.


Embora as redes sociais tenham mudado a maneira como as pessoas consomem informações, grandes acontecimentos ainda são confirmados via veículos “tradicionais” de comunicação. Mesmo que a morte de um cantor possa chegar primeiro através de um tweet, corremos para buscar a confirmação em um portal de notícias ou ligando a TV na espera do plantão, pois confiamos na credibilidade desses veículos.


A mídia tradicional não se limita apenas à disseminação de informações. As empresas podem aparecer na tela ou ser distribuídas em ondas sonoras por meio de espaços publicitários, desde que estejam dispostas a desembolsar um bom valor monetário por aquele espaço de tempo. No entanto, inserir sua marca organicamente dentro de um portal, jornal, revista, programa de televisão ou de rádio por meio do interesse público do jornalismo é altamente benéfico para a imagem da empresa, uma vez que demonstra a relevância e importância da marca para a sociedade.


A mídia espontânea, por exemplo, está relacionada ao interesse dos meios de comunicação sobre uma determinada pauta. Ter sua empresa exposta, por exemplo, em uma pauta editorial relacionada ao produto em que esta empresa está envolvida é uma maneira de aproximar o público da marca. De forma orgânica, a empresa é apresentada como uma parte da pauta, e não como um anúncio indesejado no meio de um filme ou programa que estamos assistindo.


Media for equity: uma oportunidade para as empresas

Uma das formas de conseguir mídia orgânica é por meio dos aportes de media for equity, uma estratégia de investimento em recursos não financeiros de marketing em que as empresas trocam uma pequena parcela do seu percentual acionário por um “canhão de mídia”. Essa estratégia pode ser bastante benéfica para as empresas que em fase de escala e não possuem grandes volumes financeiros investir em marketing.


Ao investir em media for equity, a empresa consegue aumentar sua visibilidade, sem precisar desembolsar grandes quantias em dinheiro. Além disso, a empresa tem a oportunidade de se associar a um veículo de comunicação de credibilidade, o que pode reforçar sua imagem junto ao público-alvo.



Elias Felipe é estagiário sob a supervisão de Fernando Lengler.


Compartilhe esse conteúdo

Por Victoria Prado 11 de outubro de 2024
Saiba como o modelo M4E foi essencial para a trajétoria da Anfitriões de Aluguel
Por Victoria Prado 3 de setembro de 2024
Atualmente, a Delivery Much (DM) é reconhecida como um dos maiores aplicativos de delivery de comida do Brasil, mas poucos se imaginam que sua história começou em um apartamento de universitários, em 2011. A ideia inicial de reunir os cardápios de diversos restaurantes de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, era um negócio inovador para a época, o que se transformou em uma empresa que hoje fomenta o empreendedorismo e marca presença em 14 estados do país. A relação dos cofundadores da Delivery, Pedro Judacheski e Fernando Giaretta, surgiu de uma forma inesperada. Embora ambos fossem estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), só se conheceram quando Pedro divulgava uma vaga de um quarto do seu apartamento, na comunidade online Orkut, onde criaram uma forte amizade e, posteriormente, se tornaram parceiros. A plataforma dos dois universitários, pensada para atender apenas a região de Santa Maria, cresceu rapidamente e chamava cada vez mais a atenção de novos usuários. Com o tempo, clientes de outras cidades também se atraíram, não apenas pelos serviços oferecidos, mas pela ideia de levar o modelo de negócio da Delivery Much para suas regiões. Foi então que, em 2015, a DM lançou seu aplicativo , marcando um ponto de virada na história da empresa. Nesse momento, a expansão já era uma necessidade, mas a equipe precisava estudar o mercado.
Por Victoria Prado 22 de maio de 2024
Como funcionam as M&A
Por Victoria Prado 20 de maio de 2024
A televisão realmente é um meio ultrapassado?
Por Ramon Cardeal Silva 12 de dezembro de 2023
O que é o Churn e quais os principais motivos que levam ao cancelamento:
Por Ramon Cardeal Silva 4 de dezembro de 2023
UX com um Toque de Inovação: Média for Equity
Por Ramon Cardeal Silva 30 de novembro de 2023
Valuation para Startups: os principais métodos para calcular e atrair Investidores de Risco
Por Jessica Brites 3 de outubro de 2023
Se você empreende e está navegando nos mares desafiadores do ecossistema de startups, certamente, já pensou “Como conseguir investimento?”.
Por Lia Capella 25 de setembro de 2023
Tirar uma ideia inovadora do papel não é fácil. Começar um negócio do zero requer investimentos, recursos e contatos, e a Nexpon, braço de investimento da NSC Comunicação (afiliada da Globo em Santa Catarina), quer te ajudar nessa jornada. O mercado está evoluindo e você, empreendedor, pode trabalhar com um parceiro de investimento de Venture Building para não enfrentar sozinho esse “mar de incertezas” que pode ser a jornada empreendedora.
Por Jessica Brites 28 de julho de 2023
Está pronto(a) para essa sessão de filmes que vai marcar seu pensamento empreendedor? Vamos lá!
Mais Posts
Share by: