555-555-5555
meuemail@email.com.br
Pintou a ideia, mas como levantar recursos para torná-la um produto lucrativo? Essa pergunta se repete no processo de criação de cada novo empreendimento. Para ajudar na solução desse dilema, publicamos aqui um pequeno glossário dos modelos de financiamento disponíveis para startups: M4E, VC, CVC e Business Angels. Mas antes, preste atenção. A participação societária é provavelmente seu ativo mais valioso. Qualquer decisão de entregar o equity só pode ser tomada depois de análise detalhada, sem jamais perder os objetivos de vista.
Media For Equity (M4E)
É uma negociação sem envolvimento de recursos financeiros, ou seja, baseada exclusivamente em recursos de marketing. Consiste na compra, por uma grande empresa de mídia, de participação acionária em startups, em troca de créditos de mídia. Funciona especialmente com produtos B2C, abrindo acesso a um volume de mídia substancial para a conexão com o consumidor final.
Venture Capital (VC)
O capital de risco chega por meio de fundos e busca objetivos exclusivamente financeiros. O foco portanto se dá na rentabilidade e no potencial de crescimento da startup.
Corporate Venture Capital (CVC)
É a compra de ações de startups por uma grande empresa, que, além do retorno financeiro, almeja objetivos estratégicos. Tende a ser uma relação mais cúmplice e de longo prazo, na medida em que objetivos são definidos e perseguidos em conjunto.
Business Angels
Os investidores anjos chegam bem no começo da startup, quando tudo é uma ideia, talvez um piloto. São pessoas que entendem do negócio em que a nova empresa está inserida. Além de recursos, contribuem com insights para melhor posicionamento no mercado.
A Nexpon é especialista em Media for Equity (M4E), e aqui no nosso blog falamos sobre esse modelo de parceria onde empresas de comunicação e startups contribuem com seus ativos mais valiosos. Acompanhe nossas postagens para conhecer a fundo o modelo capaz de mudar sua empresa de patamar.