Logo Nexpon Horizontal Preto

M4E, VC, CVC, Business Angels: conheça as fontes de financiamento para a sua startup

fev. 23, 2023

M4E, VC, CVC, Business Angels: conheça as fontes de financiamento para a sua startup


Pintou a ideia, mas como levantar recursos para torná-la um produto lucrativo? Essa pergunta se repete no processo de criação de cada novo empreendimento. Para ajudar na solução desse dilema, publicamos aqui um pequeno glossário dos modelos de financiamento disponíveis para startups: M4E, VC, CVC e Business Angels. Mas antes, preste atenção. A participação societária é provavelmente seu ativo mais valioso. Qualquer decisão de entregar o equity só pode ser tomada depois de análise detalhada, sem jamais perder os objetivos de vista.

Media For Equity (M4E)

É uma negociação sem envolvimento de recursos financeiros, ou seja, baseada exclusivamente em recursos de marketing. Consiste na compra, por uma grande empresa de mídia, de participação acionária em startups, em troca de créditos de mídia. Funciona especialmente com produtos B2C, abrindo acesso a um volume de mídia substancial para a conexão com o consumidor final.


Venture Capital (VC)

O capital de risco chega por meio de fundos e busca objetivos exclusivamente financeiros. O foco portanto se dá na rentabilidade e no potencial de crescimento da startup.


Corporate Venture Capital (CVC)

É a compra de ações de startups por uma grande empresa, que, além do retorno financeiro, almeja objetivos estratégicos. Tende a ser uma relação mais cúmplice e de longo prazo, na medida em que objetivos são definidos e perseguidos em conjunto.


Business Angels

Os investidores anjos chegam bem no começo da startup, quando tudo é uma ideia, talvez um piloto. São pessoas que entendem do negócio em que a nova empresa está inserida. Além de recursos, contribuem com insights para melhor posicionamento no mercado.

A Nexpon é especialista em Media for Equity (M4E), e aqui no nosso blog falamos sobre esse modelo de parceria onde empresas de comunicação e startups contribuem com seus ativos mais valiosos. Acompanhe nossas postagens para conhecer a fundo o modelo capaz de mudar sua empresa de patamar.


Compartilhe esse conteúdo

Por Victoria Prado 03 set., 2024
Atualmente, a Delivery Much (DM) é reconhecida como um dos maiores aplicativos de delivery de comida do Brasil, mas poucos se imaginam que sua história começou em um apartamento de universitários, em 2011. A ideia inicial de reunir os cardápios de diversos restaurantes de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, era um negócio inovador para a época, o que se transformou em uma empresa que hoje fomenta o empreendedorismo e marca presença em 14 estados do país. A relação dos cofundadores da Delivery, Pedro Judacheski e Fernando Giaretta, surgiu de uma forma inesperada. Embora ambos fossem estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), só se conheceram quando Pedro divulgava uma vaga de um quarto do seu apartamento, na comunidade online Orkut, onde criaram uma forte amizade e, posteriormente, se tornaram parceiros. A plataforma dos dois universitários, pensada para atender apenas a região de Santa Maria, cresceu rapidamente e chamava cada vez mais a atenção de novos usuários. Com o tempo, clientes de outras cidades também se atraíram, não apenas pelos serviços oferecidos, mas pela ideia de levar o modelo de negócio da Delivery Much para suas regiões. Foi então que, em 2015, a DM lançou seu aplicativo , marcando um ponto de virada na história da empresa. Nesse momento, a expansão já era uma necessidade, mas a equipe precisava estudar o mercado.
Por Negócios SC 22 jul., 2024
O estado de Santa Catarina se destaca como um dos principais polos de empreendedorismo no Brasil, especialmente no setor de tecnologia. Com um ambiente inovador e dinâmico, o estado lidera rankings nacionais de empreendedorismo , tornando-se uma referência para startups que buscam crescer e se destacar no mercado. No entanto, construir uma marca forte para startups e empresas nascentes é um desafio significativo, especialmente quando os recursos são limitados e o reconhecimento da marca ainda está em desenvolvimento.
Por Victoria Prado 22 mai., 2024
Como funcionam as M&A
Por Victoria Prado 20 mai., 2024
A televisão realmente é um meio ultrapassado?
Por Ramon Cardeal Silva 12 dez., 2023
O que é o Churn e quais os principais motivos que levam ao cancelamento:
Por Ramon Cardeal Silva 04 dez., 2023
UX com um Toque de Inovação: Média for Equity
Por Ramon Cardeal Silva 30 nov., 2023
Valuation para Startups: os principais métodos para calcular e atrair Investidores de Risco
Por Jessica Brites 03 out., 2023
Se você empreende e está navegando nos mares desafiadores do ecossistema de startups, certamente, já pensou “Como conseguir investimento?”.
Por Lia Capella 25 set., 2023
Tirar uma ideia inovadora do papel não é fácil. Começar um negócio do zero requer investimentos, recursos e contatos, e a Nexpon, braço de investimento da NSC Comunicação (afiliada da Globo em Santa Catarina), quer te ajudar nessa jornada. O mercado está evoluindo e você, empreendedor, pode trabalhar com um parceiro de investimento de Venture Building para não enfrentar sozinho esse “mar de incertezas” que pode ser a jornada empreendedora.
Por Jessica Brites 28 jul., 2023
Está pronto(a) para essa sessão de filmes que vai marcar seu pensamento empreendedor? Vamos lá!
Mais Posts
Share by: